leia

Conheça os tipos de Sistemas de Informação

Por Beatriz Carvalho

Não há dúvida de que gerir uma empresa não é nada simples, certo? Por outro lado, cada vez mais o empreendedor conta com novos recursos e tecnologias que trazem mais eficiência e eficácia no gerenciamento da empresa. É aí que entram os Sistemas de Informação, responsáveis pela coleta de dados e informações essenciais para a tomada de decisões administrativas. Hoje, já é possível ter o apoio dos mais diferentes tipos de sistemas; afinal, as informações podem ser categorizadas em níveis estratégicos, operacionais e táticos. Quer saber como tirar o melhor proveito de cada um em seu negócio? Conheça aqui os principais Sistemas de Informação disponíveis no mercado:

 

CRM (Customer Relationship Management)

CRM (Customer Relationship Management)

O CRM, sigla para Customer Relationship Management - ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente -, refere-se à tecnologia e aos processos utilizados por uma organização para gerenciar seus contatos, sejam eles externos ou internos. Neste caso, trata-se de assinantes de listas de e-mail, leads ou oportunidades de vendas, clientes, apoiadores e até mesmo funcionários. Em geral, o CRM permite que as organizações coletem e armazenem os dados de contatos e acessem seus clientes de acordo com estratégias específicas, visando atender às necessidades dos consumidores de forma antecipada. Com o CRM, é possível ainda automatizar as atividades de vendas enquanto o gerente pode acompanhar o desempenho da equipe.

Quer saber tudo sobre o curso de Sistemas de Informação e suas oportunidades? Então esse ebook é perfeito para você! Baixe gratuitamente! 

Faça o download gratuito do e-book!

 

ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP é a sigla de Enterprise Resource Planning, ou seja, um sistema integrado de gestão empresarial que realiza o planejamento de recursos da empresa

Todo mundo fala em Sistemas de Informação, mas afinal, do que se trata essa área tão promissora, que atrai tantos estudantes todos os anos? Baixe o nosso e-book e descubra!

Para isso, softwares que integram diferentes processos de uma organização conseguem reunir todos os dados de departamentos diversos, tornando mais fácil o acesso à informação pelos colaboradores da empresa. O ERP consegue trazer mais agilidade aos processos e permite cumprir a produção por demanda.

 

SIG (Sistema de Informação Gerencial) 

SIG (Sistema de Informação Gerencial)

Também chamados de SIGs, os Sistemas de Informação Gerencial são processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar as organizações com eficácia. Reúnem os dados e geram produtos de informação que apoiam a tomada de decisão administrativa em todos os níveis - estratégico, operacional e tático. Em última análise, os SIGs são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir suas metas.

 

SCM (Supply Chain Management) 

SCM (Supply Chain Management)

Sem dúvida, a gestão logística é um ponto-chave na realidade de uma empresa e exige cuidados especiais. Contudo, a gestão da cadeia de suprimentos vai muito além do setor logístico; afinal, um produto só chega até o cliente final pelo esforço cumulativo de diversos atores. Os sistemas de SCM - ou a gestão da cadeia de fornecimento, em português -, integram os diferentes processos que envolvem os fornecedores de serviços, produtos e informações. Dessa forma, é possível garantir que os produtos sejam entregues nas quantidades necessárias e no devido prazo, evitando tanto a falta de mercadorias quanto o excesso de estoque.

Ficou interessado e quer saber mais sobre os Sistemas de Informação? É só acompanhar as novidades sobre o curso nas nossas redes sociais e em nosso site!

 

Tags: Sistemas de Informação

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!