Blog Unileste

Tem paixão por Direito? Saiba mais sobre esta profissão!

Escrito por Assessoria de Comunicação Unileste on 7/17/18 9:00 AM

Sempre sonhou em fazer uma faculdade de Direito em Minas Gerais? Essa é uma das carreiras mais tradicionais, mas você sabe quais são as possibilidades para esse bacharel?

Neste post, vamos falar de mercado de trabalho e de algumas áreas em ascensão. Fique atento para descobrir mais curiosidades sobre essa profissão!

paixao pelo curso de direito

Onde o bacharel em Direito pode atuar?

Após cinco anos estudando as matérias do curso de Direito, você estará pronto para se tornar um advogado renomado, certo? A verdade é que essa é uma conclusão parcialmente correta.

Isso porque a advocacia não é a única possibilidade para o bacharel após o término da graduação. O egresso também encontra oportunidades promissoras em órgãos públicos, subordinados ao Município, Estado ou União.

Nesses órgãos, ele pode atuar no Ministério Público, em delegacias de polícia ou seguir carreira como juiz, nas esferas comuns (Estado ou Federação) ou especiais (Militar, Trabalhista ou Eleitoral).

Além do diploma de bacharelado, exige-se que o candidato tenha pelo menos três anos de experiência em cargos privativos. Todavia, esse concurso é reconhecido por seu alto nível de exigência. As chances de aprovação tendem a aumentar, portanto, quando você estuda em uma das melhores faculdades de Direito do Brasil.

Quais as áreas em ascensão no campo da advocacia?

Essa pluralidade de opções também se estende aos advogados. Mas, para conquistar um espaço no mercado, o futuro advogado precisa acompanhar as transformações das sociedades, da tecnologia e do mercado profissional.

Antes disso, porém, para exercer a advocacia o egresso da faculdade de Direito em Minas Gerais deve, obrigatoriamente, ser aprovado no Exame da Ordem, composto por duas etapas: na primeira, o candidato responde a 80 questões de múltipla escolha. Na fase seguinte, deve redigir uma peça profissional e responder a quatro questões dissertativas.

Veja alguma das áreas ou cargos que estão em alta:

Diretor de compliance

Um diretor de compliance é o profissional responsável por orientar uma empresa para que todas as suas ações e práticas estejam de acordo com a legislação vigente, além da obediência a regras internas e externas. A alta procura por esse profissional vem ao encontro das crescentes cobranças da sociedade por transparência na gestão de negócios.

Advogado eleitoral

O advogado eleitoral assessora candidatos que estejam disputando esse processo. Durante a campanha, ele deve orientá-los para que a sua conduta seja compatível com os valores que se espera de alguém nessa posição. Quando o pleito termina, esse profissional continua atuando na defesa de processos, e em eventuais pedidos de cassação de mandato.

Advogado tributarista

O interesse das empresas por regularizar sua situação fiscal justifica a crescente procura por esse especialista, capaz de intervir nos conflitos oriundos de tributação fiscal. A missão desse profissional é encontrar meios legais que culminem na redução de carga tributária para as empresas.

Essas são apenas algumas das possibilidades de áreas de atuação do bacharel em direito. Empolgou-se para fazer sua matrícula? Quer saber mais sobre as matérias do curso de Direito? Baixe agora mesmo o e-book preparado pela nossa equipe.

Faça o download gratuito do e-book!

Leia também: 4 carreiras ideais para quem gosta de ler e escrever

Click me

Posts Mais Lidos

Siga nosso blog!