leia

O que é Psicologia Social

Por Beatriz Carvalho

A Psicologia se divide em muitas áreas, entre elas a Psicologia Social. Essa disciplina dedica-se a estudar o comportamento dos indivíduos e suas interações com os demais.

É possível dizer que Psicologia Social fica na fronteira entre a Psicologia e a Sociologia, já que é uma área interdisciplinar. Um dos principais objetivos desse campo é evidenciar as conexões entre o sujeito e a sociedade à qual pertence, ajudando a acabar com a ideia do indivíduo como algo oposto ao grupo social.

Teóricos da Psicologia Social afirmam que cada pessoa adota um comportamento quando está em um grupo social, não se manifestando da mesma forma quando isolada. É a prevalência de uma "mente coletiva", que dá origem ao conceito de massa, de grupo. Essa disciplina também se ocupa do condicionamento, ou seja, da resposta a determinado estímulo ou contexto, verificando como a convivência em sociedade interfere nos padrões de pensamento do sujeito. A Psicologia Social usa métodos científicos para explicar como o indivíduo é influenciado pelo social e como ele influencia a sociedade a seu redor.

Para saber tudo sobre o curso de Psicologia, confira este e-book que o Unileste desenvolveu para você.

Faça o download gratuito do e-book!

 

Essa disciplina considera a dimensão social dos fenômenos psicológicos. Ao analisar o comportamento dos indivíduos em todos os contextos, é possível determinar padrões e atuar na intermediação de conflitos e na melhoria das relações sociais, pois o mundo em que vivemos é produto daquilo que pensamos.

Além de trabalhar com investigação e produção de conhecimento, a Psicologia Social é essencial para instituições de ensino, ONGs, empresas e agências do governo -- e pode trabalhar em consonância com a Psicologia Jurídica também. Um especialista no ramo pode interferir na definição de políticas públicas nos âmbitos de saúde, lazer, educação e trabalho, e até assessorar veículos de comunicação sobre os aspectos psicológicos das técnicas de propaganda.

É muito interessante e rica a área, não é mesmo? Você já tinha ouvido falar de Psicologia Social? O que achou? Conte para a gente se acha que tem a ver com você.

 

Tags: Psicologia

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!