Como Psicologia e RH podem ser uma solução para empresas e pessoas

Muita gente que cogita cursar uma faculdade de Psicologia acaba imaginando que o único trabalho possível para a área é atender pacientes em consultório. Há, no entanto, um importante e movimentado mercado de trabalho corporativo. Você tem ideia da relevância que um profissional de psicologia tem dentro de uma empresa? Acompanhe o texto e descubra como psicologia e RH podem ser uma solução para empresas e pessoas.

O que são Recursos Humanos?

Empresas de todo e qualquer porte são compostas de recursos materiais, tais como mesas, computadores, maquinário, dinheiro para investimentos etc.

Nos anos 1970, psicólogos humanistas e existenciais que começaram a trabalhar em empresas passaram a defender que as companhias não são formadas apenas por recursos materiais e palpáveis; segundo eles, o que importa de verdade são as pessoas, que trabalham para o crescimento e desenvolvimento do negócio. Foi deste modo que surgiu uma área específica dedicada a cuidar dos Recursos Humanos.

A Psicologia inserida em uma empresa

Essa carreira abre um amplo leque de atuação, no qual a psicologia do trabalho ou organizacional está inserida. Quem opta por se dedicar a esse campo pode se envolver com seleção e aperfeiçoamento de habilidades e conhecimentos específicos de trabalhadores nas vagas que ocupam ou que desejam ocupar; com a preparação para aposentadoria e planos de carreira; além de fazer intervenções que visam diminuir conflitos e/ou aumentar a produtividade dentro da empresa, promoção de saúde mental e física do trabalhador, entre outros.

O papel desenvolvido por esse profissional nas organizações tem ganhado relevância também na definição de estratégias, implementação de melhorias e geração de resultados, afinal, é o profissional do RH da empresa que acaba sendo responsável por criar um ambiente de trabalho agradável e saudável.

E você? Acredita na sua capacidade de assumir esta área tão importante para uma empresa? Então conheça mais sobre o curso de Psicologia do Unileste, e saiba como ele pode te preparar para a carreira de RH.

Tags: Psicologia