Qual é a diferença entre Psicologia e Psicanálise?

Assim como surgem muitas dúvidas entre os estudantes que decidem atuar em Psicologia e Psiquiatria, também é bastante comum as pessoas se questionarem sobre as diferenças de formação e atuação entre Psicanálise e Psicologia. Afinal, ambas são ciências que estudam a psique humana e têm como objeto de análise os processos mentais. Essa também é a sua dúvida? Aqui, esclarecemos os papéis do Psicólogo e do Psicanalista, a área de atuação de cada profissão, além da formação e das exigências profissionais. Entenda:

O que faz um Psicólogo?

A resposta a esta pergunta pode variar de acordo com o campo e método de trabalho do profissional. Afinal, a Psicologia é uma área com diversas opções de atuação, sem necessariamente restringir o trabalho desse profissional ao consultório.

O Psicólogo estuda por que as pessoas se comportam de determinada forma e como é possível ajudá-las a superar suas dificuldades ou se desenvolverem melhor. Este trabalho pode ser baseado em diversas linhas teóricas, a depender da especialização do profissional, sendo que cada uma delas explica e compreende de forma particular o comportamento humano. Por esse motivo, há psicólogos psicanalistas: são psicólogos que se especializaram em psicanálise, linha desenvolvida por Sigmund Freud no século XIX.

Hoje, o Psicólogo pode atuar em escolas, hospitais e ambientes jurídicos ou corporativos. E também no campo da Psicologia Social, em centros de atendimento, asilos e penitenciárias, por exemplo.

Para atuar na área é necessário, primeiramente, realizar o curso superior de Psicologia, que tem duração média de 5 anos e conta com disciplinas que abordam as diferentes correntes do campo, dentre elas a Psicologia Clínica, a Psicologia Social, a Psicologia Escolar e a Psicologia Organizacional.

Quer saber tudo sobre o curso de graduação em Psicologia do Unileste? Preparamos este e-book especialmente para você!

O que faz um Psicanalista?

Assim como o Psicólogo, este profissional também cuida da saúde mental dos pacientes. Isso acaba gerando grande confusão, no entanto, em relação ao papel desempenhado por cada um especificamente. Vamos entender essa diferença?

A Psicanálise é um método de terapia desenvolvido por Sigmund Freud e foi criada justamente porque nem todos os pacientes respondiam aos métodos de tratamento da saúde mental existentes.

Se antes ela era vista como uma opção de tratamento voltada apenas a quem sofria de transtorno mental, hoje é considerada uma ótima forma de orientação para ajudar a ampliar o autoconhecimento e o controle emocional. O Psicanalista utiliza o diálogo como sua principal ferramenta, para elaborar sua interpretação e orientação ao paciente, em busca da melhora física e mental.

Diferente do Psicólogo, o Psicanalista não necessariamente possui formação em Psicologia. Isso porque para atuar na área, é preciso formar-se no Método Psicanalítico, especialidade que pode ser cursada por profissionais provenientes de outras áreas do ensino superior.

E você, identifica-se mais com a Psicologia ou com a Psicanálise? Na dúvida, não deixe de conferir também o nosso conteúdo especial sobre o curso de Psicologia!

Tags: Psicologia