Como se tornar um preparador físico de futebol

De alguns anos pra cá, jogadores de futebol que buscam uma excelência na sua preparação física individual têm despontado dentro de campo de forma positiva. O profissional responsável pelo alto rendimento destes atletas é o preparador físico, que tem ganhado cada vez mais destaque entre os jogadores de futebol. Tem interesse em atuar na área? A gente te conta tudo sobre como se preparar para atuar como preparador físico de futebol, confira:

O papel do preparador físico

O preparador físico é um profissional da área desportiva, formado em áreas da saúde como a Educação Física. que pode atuar em áreas diversas, como recreador ou professor de educação física, por exemplo. É ele quem realiza o preparo físico de alunos, desenvolve atividades físicas e ensina técnicas desportivas para melhorar o desempenho físico das pessoas.

Na modalidade do futebol, ele é o responsável pela condição física da equipe, preparando os atletas para atuar em alto nível durante 90 minutos, além de visar a prevenção de lesões e o aumento da longevidade no esporte.

No dia a dia, ele participa de todas as atividades que ocorrem nos treinamentos, observando a força, resistência e coordenação de cada atleta. Para isso, ele deve estruturar e personalizar a atividade de acordo com a especificidade do jogo e do próprio jogador, considerando-se idade, saúde, posição e características físicas.

Logo, é necessário que este profissional seja, antes de mais nada, uma pessoa altamente capacitada e confiável, afinal, o rendimento dos jogadores depende diretamente das orientações realizadas pelo preparador físico, que deve desenvolver e despertar ao máximo o potencial de cada um.

A carreira no futebol

A carreira de um preparador físico é longa e promissora, em especial no futebol. Isso porque enquanto jogadores se aposentam com idades entre 35 e 39 anos, o preparador que está na mesma faixa etária provavelmente estará no auge de sua carreira, tornando-se um profissional disputado e bem remunerado no mercado.

Outro ponto positivo é que, atualmente, o preparador vem ganhando bastante visibilidade entre os próprios atletas, inclusive atendendo individualmente jogadores que buscam por treinamento individualizado. No entanto, apesar das diversas oportunidades para atuar como autônomo, ainda é bastante comum a contratação do profissional de preparação física por clubes e agremiações

A remuneração salarial pode variar de acordo com a formação e experiência de cada profissional. No início de carreira, o salário de um preparador físico graduado em Educação Física fica na média R$1.500 reais.

De acordo com a pesquisa realizada pelo site salario.com.br, um preparador físico ganha em média R$ 2.022,97 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 34 horas semanais. Já o teto salarial está em R$ 4.941,51, levando em conta profissionais com carteira assinada em regime CLT de todo o Brasil.

Capacitação profissional

O primeiro passo para atuar como preparador físico é cursar uma faculdade para obter o diploma de bacharel na área.

O curso mais indicado é a graduação em Educação Física, em que os alunos estudam anatomia e o funcionamento do corpo humano, princípios e regras das modalidades esportivas, ferramentas de avaliação do condicionamento físico. Também há disciplinas como estudo do ritmo, informática e educação, bioquímica, didática, jogos e brincadeiras, lutas e muitas outras.

Se você se identifica com a área, mas ainda não sabe muito bem o que lhe espera na faculdade, o nosso e-book graduação em Educação Física foi feito para você. Baixe gratuitamente!

Tags: Educação Física