O que é vestibular e como você pode se dar bem nele?

Conforme o final do Ensino Médio se aproxima, aumenta a curiosidade dos alunos sobre as faculdades de Minas Gerais. Qual curso escolher, que carreira seguir, qual é a melhor instituição para estudar, mas principalmente como conquistar uma vaga no ensino superior?

Atualmente existem muitas formas de acessar a universidade e conhecê-las é fundamental para garantir uma história de sucesso. No entanto, muitos estudantes ainda não compreendem muito bem quais são as opções para entrar em uma  faculdade e como ser bem-sucedido em cada uma delas.

Por isso, no post de hoje você vai conhecer melhor o método mais tradicional de ingresso no ensino superior. Descubra o que é vestibular, como escolher uma boa instituição para participar do processo seletivo e, ainda, como se preparar para essa prova. Confira!

O que é vestibular?

O vestibular é um processo seletivo que classifica os candidatos a uma vaga no ensino superior para entrar na faculdade. Ele é composto por uma prova que testa os conhecimentos e habilidades do aluno. Aqueles que obtêm as maiores notas no exame são selecionados para estudar na instituição.

Não existe um modelo universal de prova, cada faculdade avalia o aluno conforme seus próprios quesitos. De modo geral, porém, ela é composta por questões objetivas das disciplinas do ensino médio e uma redação.

Apesar de representar um desafio aos estudantes, o vestibular é necessário para garantir uma seleção justa e igualitária entre os candidatos. A prova também funciona como critério para a escolha da instituição, afinal o que é um vestibular concorrido se não indício de qualidade de ensino?

Como decidir onde fazer vestibular?

Há algumas instituições que acabaram substituindo o vestibular pelo Enem como processo seletivo. A maioria das universidades, entretanto, ainda aposta nesse método de seleção. Portanto, o estudante precisa escolher, entre as faculdades de Minas Gerais, onde fazer a prova.

Como dissemos, o vestibular é uma boa medida para a qualidade da faculdade, mas não deve ser a única. O aluno deve pesquisar sobre o histórico da instituição, sua missão, valores e a satisfação dos egressos. Além disso, fique atento para os cursos ofertados, a infraestrutura, valores e facilidades.

Quando encontrar as instituições que melhor adaptam-se ao seu perfil, você pode ainda escolher que tipo de vestibular quer fazer. Há muitos tipos: o tradicional, o agendado, também chamado de vestibular continuado, composto com a nota do Enem, entre outros. Opte por aquele que você achar melhor e parta para a preparação.

Como passar no vestibular?

Essa é uma questão que abala a maioria dos estudantes, especialmente quando sua escolha é por um dos cursos mais concorridos. Pode até não haver fórmula sobre como passar no vestibular, mas há um conjunto que posturas e escolhas que podem facilitar o acesso e aumentar as chances de ingresso.

Todo vestibular cobra do aluno os conhecimentos sobre cada matéria do ensino médio. Por isso, o estudo deve englobar todas as disciplinas por igual e, ao mesmo tempo, não ser muito desgastante. Algo que passa despercebido pelos alunos é a importância da saúde física e mental para ir bem na prova.

Outra dica valiosa de como passar no vestibular é conhecer bem o vestibular que você vai fazer. Como dissemos, cada instituição tem um modelo próprio, então busque conhecer as características específicas da prova que escolheu. Assim, você direciona o estudo para o que interesse e fica mais tranquilo no dia da avaliação, pois já sabe o que vem pela frente.