leia

O que faz um Analista de Sistemas?

Por Beatriz Carvalho

Você sabia que o curso superior de Sistemas de Informação é um dos mais procurados por vestibulandos no Brasil? Ele é uma excelente opção para quem tem interesse e afinidade com tecnologia e busca por alta empregabilidade e uma carreira cheia de desafios. Ficou interessado? Saiba o que faz um Analista de Sistemas e como está o mercado de trabalho atualmente. Confira:

O papel do Analista de Sistemas

O papel do analista de sistemas

O Analista de Sistemas é um profissional da área de tecnologia da informação (TI)  responsável por todo o gerenciamento da tecnologia de informação de uma empresa. 

Ele possui diversas funções, que podem ser divididas nas seguintes áreas principais: o desenvolvimento de software, infraestrutura e gerenciamento da informação.

Em linhas gerais, um Analista de Sistemas realiza análises, testes, documentações e implementação de sistemas de T.I na empresa. Outra função desse profissional é realizar levantamentos e projetos de sistemas de acordo com a demanda e as necessidades da empresa, visando aumentar a rentabilidade da empresa.

 

A carreira e o mercado de trabalho

A carreira e o mercado de trabalho

Com a expansão da tecnologia, atualmente existe uma demanda muito grande nessa área. Afinal, qualquer empresa precisa de um profissional com essa formação.

Seu campo de atuação é amplo e existem uma infinidade de segmentos para atuar, como empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; empresas de tecnologia; companhias ligadas a serviços, indústria ou comércio; ONGs; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino.

A média salarial do analista de sistemas pode variar de acordo com a localidade do país, ficando em média, na faixa de R$2,5 mil para profissionais recém-formados, segundo o site Trabalha Brasil. Já os analistas de grandes empresas com mais de 10 anos de experiência chegam a ter um salário superior a R$12 mil por mês.

 

O curso 

O curso

Para quem se interessa por tecnologia, a faculdade de Sistemas de Informação é promissora. Atualmente, é possível se tornar um Analista de Sistemas através de dois tipos diferentes de cursos de graduação:  o bacharelado, que dura em média 4 anos e o tecnológico, que possui apenas 2 anos.

Na grade curricular, há muita matemática envolvida em programação de computadores e desenvolvimento de sistemas. É necessário estudar ainda Algoritmos, Matemática Aplicada à Computação, Estatística e Probabilidade, além de Inteligência Artificial e Engenharia de Software.

No Unileste, é necessário frequentar a faculdade de Sistemas de Informação por 4 anos e realizar estágios, aulas expositivas e práticas em laboratório para se formar.

Além da grade curricular que atende às demandas do mercado de trabalho, o Unileste possui outros diferenciais que tornam o curso referência na região.  Quer saber que diferenciais são esses? Baixe o nosso e-book Sistemas de Informação e saiba mais!

Faça o download gratuito do e-book!

 

Tags: Sistemas de Informação

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!