Blog Unileste

Nem só de médicos é feita a área de saúde. Conheça as alternativas!

Escrito por Beatriz Carvalho on 6/28/18 10:00 AM

A graduação em Medicina pode ser um dos cursos mais procurados na área de saúde, mas não é a única alternativa para aqueles que buscam carreiras dedicadas ao cuidado humano.

Odontologia e Enfermagem, por exemplo, são profissões igualmente reconhecidas pelo mercado de trabalho, uma opção para estudantes de diferentes perfis.

Conheça mais sobre as graduações na área de saúde e escolha aquela que mais satisfaz às suas expectativas!

profissionais da saúde

Odontologia

A Odontologia é um dos cursos mais procurados na área de saúde. Tanto em faculdades públicas como privadas, o curso se destaca pelas perspectivas profissionais e bons salários.

No curso, o estudante aprende técnicas e teorias que o tornam capaz de diagnosticar e tratar as funções que envolvem a face, o pescoço e a boca. As especializações para o dentista são inúmeras, como a dentística (que age na parte de estética e restauração dos dentes) e a odontopediatria.

A faculdade de Odontologia tem duração média de 5 anos, com matérias como Morfologia do Corpo Humano, Bioquímica e Fundamentos de Técnica Cirúrgica.

Enfermagem

Outro dos cursos mais procurados na área da saúde é o de Enfermagem. Uma graduação na área tem duração de 5 anos, ao longo dos quais o estudante aprende sobre anatomia humana, fisiologia e técnicas da Enfermagem, como o cuidado com pacientes em tratamento intensivo.

O enfermeiro atua em equipes interdisciplinares e é um profissional indispensável em hospitais, principalmente. Pode trabalhar, também, em clínicas ou no atendimento domiciliar.

Fisioterapia

O fisioterapeuta é o profissional responsável por agir preventiva e corretivamente no tratamento de doenças e lesões derivadas de traumas, doenças ou condições genéticas.

O bacharelado em Fisioterapia tem duração de 5 anos e contém, em sua grade curricular, matérias que formam profissionais aptos a trabalhar em clínicas, hospitais, empresas, no tratamento ou prevenção de doenças ocupacionais e implantação de ginástica laboral.

Psicologia

Embora muitos acreditem que a Psicologia é um campo de estudo das ciências humanas, a profissão é da área de saúde, segundo o CNS (Conselho Nacional da Saúde).

Os psicólogos são profissionais conhecedores da mente humana e capazes de auxiliar pacientes na identificação de comportamentos que podem estar relacionados a traumas, desvios, patologias ou mesmo insatisfações que comprometem sua qualidade de vida.

A faculdade de Psicologia tem duração de 5 anos e, após esse período, o profissional pode atuar em empresas, na psicologia organizacional, no apoio a políticas públicas e em órgãos como o CRAS e CREAS, que auxiliam pessoas em  situações de vulnerabilidade e risco social.

Vesitular Unileste 2018.2