leia

Conheça as principais especializações da Engenharia Civil

Por Beatriz Carvalho

Depois de conseguir o diploma de graduação no curso de Engenharia Civil, é hora de o futuro Engenheiro conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Mas engana-se quem acredita que, após 5 anos de curso, esse é o momento de parar de estudar. Pelo contrário: é agora que muitos Engenheiros Civis optam por uma especialização na área para se diferenciar na busca por um emprego. Está passando por esse momento? Abaixo, listamos cinco especializações em Engenharia Civil que estão em alta e têm grande procura por parte de engenheiros, arquitetos e profissionais de áreas relacionadas. Confira:

 

1) Avaliação e Perícia na Construção

Esta especialização tem o objetivo de tornar os profissionais da área especialistas na realização de avaliações e perícias de imóveis urbanos e edificações. O foco do curso está em ampliar os conhecimentos em técnicas de realização de vistorias e elaboração de laudos periciais. Dessa forma, o profissional poderá tanto atuar na Justiça Federal e Estadual quanto auxiliar bancos em avaliações de imóveis para financiamento imobiliário, por exemplo.

 

2) Engenharia Civil e Arquitetura Sustentável 

Atenta aos conceitos atuais de sustentabilidade voltada à habitação, essa pós-graduação alia Engenharia Civil e Arquitetura para desenvolver soluções de baixo impacto ambiental na elaboração de projetos arquitetônicos. Ao fim do curso, o profissional está apto a elaborar projetos com certificação ambiental e com ênfase na relação custo/benefício e na sustentabilidade aplicada na área.

 

3) Engenharia de Estruturas em Concreto

Também conhecida como Engenharia Estrutural, a Engenharia de Estruturas em Concreto é um ramo da Engenharia baseada no cálculo estrutural para edificar obras de grande porte. O Engenheiro Civil que busca aprofundar os conhecimentos sobre os tipos de concreto e estruturas pode optar por essa especialização, que ainda o prepara para desenvolver pesquisas e dar andamento a seus próprios projetos estruturais.

 

4) Engenharia de Gestão da Construção Civil

Essa especialização foca na área técnica da Engenharia Civil e prepara o Engenheiro para atuar nos mais diversos ramos, mas especialmente no setor de edificações. Com os conhecimentos em gestão, o Engenheiro Civil estabelece o planejamento da obra de forma integrada, baseada no perfil do cliente e em tendências e realidades do mercado, adotando procedimentos gerenciais e técnicas construtivas mais eficientes.

 

5) Engenharia Civil e Gestão de Empreendimentos Imobiliários 

O curso é voltado a profissionais que atuam na construção civil, ou que desejam trabalhar nessa área ou outras correlatas. Também é uma excelente opção para quem visa cargos executivos que exigem experiência na área da engenharia civil.

Achou interessante? O primeiro passo para ingressar na área é apostar em uma boa graduação de Engenharia Civil. 

Para isso, o Unileste preparou um ebook especial com todas as informações sobre as disciplinas e atividades teóricas e práticas previstas na grade curricular do curso de Engenharia Civil. Baixe gratuitamente aqui!

 

Tags: Engenharia Civil

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!