leia

Quais são as especializações da psicologia?

Por Beatriz Carvalho

Por acaso você, vestibulando, está interessado em cursar psicologia? E você sabe quais são as especializações da profissão? Então, este artigo é para você. Acompanhe nosso post e conheça as especializações desta área.

Um pouco mais sobre o curso

Psicologia é uma das carreiras mais indicadas para candidatos que queiram entender melhor o comportamento humano, ideias, valores e emoções. O curso conta com diversas opções de pós-graduação para quem deseja se especializar nessa importante área da saúde. 

É importante ressaltar que o profissional de Psicologia, além do do diploma, também precisa obter um registro junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) para exercer a profissão.

Por fim, o mercado de trabalho para psicólogos é bastante amplo, e tende a continuar crescendo durante os próximos anos. Além das oportunidades em hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, escolas, entre muitos ambientes tradicionais da psicologia,  este profissional também é cada vez mais requisitado no mundo corporativo, onde empresas de todos os portes recorrem à psicologia para garantir maior satisfação no ambiente de trabalho. 

Em quais áreas um psicólogo pode atuar?

Conheça as principais áreas de atuação da profissão:

  • Psicologia clínica

Aqui, ele atende em consultório, individualmente ou em grupo. Ele entrevista os pacientes e aplica técnicas de avaliação para elaborar o diagnóstico, a chamada anamnese. 

  • Psicologia educacional

Atuando em instituições de ensino, o psicólogo visa melhorar o desempenho dos alunos e cuidar para que tenham as condições necessárias para a aprendizagem. Essa área também envolve orientação vocacional e profissional. 

  • Psicologia do trabalho

Dentro de empresas, o psicólogo busca a construção de um ambiente saudável e uma boa relação entre os funcionários, mantendo-os motivados e satisfeitos. Em geral, atua no departamento de Recursos Humanos. 

  • Psicologia do esporte

Aqui, o psicólogo investiga como fatores emocionais afetam o desempenho dos esportistas. Sua atuação destina-se a apoiar o atleta no atingimento de um alto nível de realização pessoal e de saúde mental, para que isso se reflita positivamente em seu rendimento esportivo.

  • Psicologia social

É a psicologia aplicada ao trabalho social. Aqui, o psicólogo atua em organizações comunitárias, com o objetivo de combater a delinquência, a evasão escolar etc.

  • Psicologia hospitalar

Neste ramo, o psicólogo busca melhorar o bem-estar físico e emocional de todos os envolvidos em um atendimento médico, como pacientes e familiares, enfermeiros e médicos.

Você sabia que o profissional de psicologia pode atuar em tantas frentes? Se identificou com algum ramo específico? Conte para a gente o que achou.

 

Tags: Psicologia

Receba os melhores conteúdos no seu e-mail!