Engenharia Civil ou Elétrica? Saiba tudo sobre as diferenças e semelhanças entre os cursos

A Engenharia é um ramo que abrange muitos conteúdos e diversas habilitações. Entre elas estão a Engenharia Civil e a Engenharia Elétrica, duas áreas sempre muito presentes em nossas vidas e que atraem milhares de vestibulandos com afinidade com as Ciências Exatas. Ambas as engenharias têm duração de cinco anos e, logo nos primeiros semestres, oferecem disciplinas mais gerais, como cálculo, matemática e física. Se você tem interesse em atuar em uma dessas especialidades, mas ainda tem dúvida sobre qual escolher, não se preocupe: abaixo, explicamos um pouco mais sobre cada uma delas. Confira:

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica é o ramo da Engenharia que abrange os processos de geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, levando em conta fatores como custos, localização e segurança.

Extremamente vasta, a área permite que o profissional especializado atue com eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica, bem como sistemas de controle, telecomunicações e processamento de sinais.

Para especializar-se na área e desenvolver competências técnicas e habilidades interpessoais, é preciso ingressar em uma faculdade de Engenharia Elétrica.

Na grade curricular, constam disciplinas como física, ciência dos materiais e análise de algoritmos, além de conhecimentos em eletromagnetismo, conversão de energia e sistemas digitais, entre outros.

Depois das disciplinas básicas das engenharias, o futuro engenheiro eletricista tem aulas práticas e em laboratório, além do estágio supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso, o chamado TCC.

Engenharia Civil

A Engenharia Civil é um dos ramos que se destacam tanto pela necessidade de mão de obra quanto pela ampla demanda de mercado. Mas você sabe o que faz exatamente um Engenheiro Civil?

No dia a dia, esse profissional projeta, gerencia e executa obras como casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Cabe a ele acompanhar todas as etapas de uma construção ou reforma e garantir a estabilidade e a segurança da edificação.

Quem se especializa na área pode atuar nos mais diversos ramos, como construção civil, saneamento básico, segurança do trabalho, cálculo estrutural e até mesmo geotecnia, ou seja, o funcionamento do solo.

É possível ingressar na carreira por meio do curso de Engenharia Civil, que ensina os futuros Engenheiros a gerenciar os recursos para alcançar determinados objetivos de maneira eficiente.

Nos primeiros anos da faculdade, o estudante de Engenharia Civil estuda Cálculo I e II, Desenho Técnico, Física, Química, Estática e Probabilidade. Posteriormente, amplia e relaciona esses conhecimentos em disciplinas como materiais de construção e instalações hidráulicas, por exemplo. Além disso, tem a oportunidade de realizar atividades complementares e aulas em laboratório.

Aliás, você sabia que o curso de Engenharia Civil do Unileste é considerado um dos melhores em Minas Gerais? Isso porque essa graduação é conhecida por preparar os futuros profissionais da região para atuar de forma multidisciplinar e atualizada com as melhores prática de mercado.

Achou interessante? Baixe nosso e-book e confira tudo que você precisa saber sobre Engenharia Civil!

Tags: Engenharia Civil